Normas para Trabalhos Completos

O prazo para envio dos trabalhos completos para publicação nos ANAIS para os participantes do V Encontros Arcanos é dia 07 de novembro de 2018. Os participantes do III e IV Encontro também podem enviar o texto completo de suas comunicações no mesmo prazo. Seguem abaixo as normas para envio dos trabalhos.

 

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO TEXTO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DOS ENCONTROS ARCANOS

 

  1. O nome do autor deve iniciar com a indicação do SOBRENOME usual de citação de autor (em letras maiúsculas), seguido de seu(s) prenome(s) e ponto (caso se trate de mais de um autor, o padrão a ser usado deve ser o mesmo, como em qualquer referencial bibliográfico, com ponto e vírgula separando um autor do outro). Observação: caso se trate de nome artístico, convém informar entre parênteses o verdadeiro nome do autor.

 

  1. Após o nome do autor, ainda na mesma linha, o cabeçalho deve conter o título do trabalho, seguido de ponto.

 

  1. Após o título, na continuação da mesma linha do cabeçalho, deve ser informada a cidade onde o trabalho foi produzido (seguida de dois pontos) e, logo depois, o nome da instituição que o abrigou, seguida de ponto.

 

  1. Após a cidade e a instituição onde foi produzido o trabalho, na continuação do cabeçalho:

 

a) os professores devem indicar a instituição de seu eventual vínculo empregatício e a natureza desse vínculo (separados por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

 

b) os estudantes (graduação e pós-graduação), bem como os professores em momento de formação, devem indicar o nome da instituição, o nível dos estudos em curso e o nome do orientador (sem a inclusão de “Prof. Dr.”, tudo separado por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

 

c) os bolsistas (professores ou estudantes) devem indicar também a instituição de manutenção de sua bolsa e respectivo nível (separados por ponto e vírgula); tudo seguido de ponto.

 

  1. Após a indicação do contexto institucional, opcionalmente, ainda no cabeçalho, o autor pode acrescentar a(s) função(ões) artística(s) profissional(is) que exerce (p. ex.: Dançarino e dramaturgo).

 

  1. Separado por uma linha do cabeçalho deve vir o título do trabalho novamente, escrito em letras maiúsculas, centralizado e negritado.

 

  1. Após o título e também separado por uma linha, deve vir o RESUMO do texto. O resumo constitui uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Recomenda-se que ele seja redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, em frases correntes, sem enumeração de tópicos, frases negativas, parágrafos, símbolos e citações.

 

  1. Logo abaixo do texto do resumo, também com separação de uma linha, deverá constar em negritoa expressão “Palavras-Chave”, seguida de dois pontos. Na mesma linha, o autor deverá indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por dois pontos.

 

  1. A operação dos itens 7 (sete) e 8 (oito) deve ser repetida com o texto do resumo e as palavras-chave escritas em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão).

 

  1. Após as palavras chaves em língua estrangeira, também com separação de uma linha, deverá vir o corpo do texto completo do trabalho, conforme as normas da ABNT para trabalhos científicos.

 

  1. Os textos devem estar formatados em arquivo do software Wordou OpenOfficeda seguinte forma:

 

a) espaço 1,5;

 

b)  fonte Times New Roman, corpo 12;

 

c) citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e endentadas a quatro centímetros da margem esquerda;

 

d) margens justificadas com parágrafos a 2,54 cm das margens esquerda e direita e a 3,17 cm das margens superior e inferior (padrão Office 2003 Default);

 

e) aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

 

f) usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;

 

g) usa-se sublinhado apenas para URL;

 

h) os trabalhos completos (incluindo todos os elementos citados neste documento) devem estar formatados em papel A4 e ter entre 15.000 e 25.000 caracteres (incluindo espaços), incluindo também referências, notas e tabelas;

 

i) fotos e figuras devem ser identificadas com algarismos arábicos e apresentadas no corpo do manuscrito. Por questões de diagramação, expressões como “a foto acima/abaixo” não devem ser utilizadas, mas referências precisas ao algarismo arábico correspondente são permitidas. As tabelas devem ser editadas em preto e branco, com traços simples. Links de vídeos também podem compor os manuscritos.

 

j) as referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT (disponíveis no site https://bc.ufg.br/p/3389-auxilio-para-uso-das-normas-abnt.

 

k) as referências no corpo do texto devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e o sistema autor/data/página (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p. 452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p. 452);

 

l) ao final do texto, as referências completas das obras citadas devem ser informadas após a palavra REFERÊNCIAS escrita em caixa alta, negritada e seguida de espaçamento em branco. As obras que necessitaram de uso de letra para desambiguação devem ser transcritas apresentando também a letra correspondente ao final do ano de publicação. Exemplos:

 

Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

FLASZEN, Ludwik. Grotowski & companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015a.

 

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

 

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

 

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação).

 

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em: www.xyz.com.br. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

 

  1. Os conteúdos publicados nos anais dos Encontros Arcanos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, que ficam autorizados a publicar estes trabalhos, posteriormente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s