ÍMAN

O grupo de pesquisa ÍMAN – Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena está abrigado na Universidade Federal de Goiás, mas se estrutura para além das fronteiras geográficas, reunindo pesquisadores de outras universidades brasileiras, com interesses comuns em investigações que relacionam os campos de estudo da imagem, do mito e das teorias do imaginário com o campo das artes da cena.

A imagem, como centro aglutinador geral das pesquisas desenvolvidas no grupo, pode ser estudada de acordo com orientações variadas, em sua relação com as artes da cena: desde seu aspecto mais pragmático, enquanto vetor dramatúrgico de composição artística, até o território cambiante da imaginação simbólica, em sua interface com o mythos da cena. Em ambos os casos, as relações com a corporeidade e a physis da ação dramática se delimita como pré-condição, de modo que o corpo (e suas pulsões motivas) torna-se temática intrínseca às pesquisas desenvolvidas no grupo.

O ÍMAN se interessa na manutenção de um trânsito contínuo entre experimentação e reflexão artística, bem como na necessária abertura ao diálogo inter, trans e multidisciplinar, das artes da cena com áreas como a filosofia, a antropologia, a psicologia e as artes, de modo geral.

LINHAS DE PESQUIA:

Dramaturgias do Corpo e da Imagem

Pesquisar possibilidades ampliadas de se entender e experimentar a narrativa cênica, tomando as noções de corpo e imagem como vetores de criação; Estruturar metodologias voltadas para o campo da preparação psicofísica do ator, a partir de referenciais como a performance, a dança-teatro, o teatro físico e as dramaturgias da imagem; Experimentar o trânsito estético entre linguagens artísticas e recursos audiovisuais.

Poéticas da Alma nas Artes da Cena

Pesquisar as possibilidades de integração e colaboração entre o campo da imaginação simbólica e a produção cênica espetacular, em âmbito prático e reflexivo; Debater e investigar os fundamentos de uma ética do ator e da encenação no cenário da arte contemporânea; Estudar os desdobramentos e metamorfoses da linguagem do mito na práxis da cena contemporânea; Experimentar a aplicação do método arquetípico de “pensar por imagens” na dramaturgia e na performance de cena do ator.

COLEGIADO EXECUTIVO:

Prof. Dr. Alexandre Silva Nunes – UFG
Profa. Dra. Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra – UERJ/UNESP
Profa. Dra. Verônica Fabrini Machado de Almeida – UNICAMP
Prof. Dr. Robson Carlos Haderchpek – UFRN

Link Plataforma CNPQ:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/653226

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