Programação Noturna

Quinta-feira, 24/SET, às 20h00

Helena Vadia
Palestra-Performance de Pâmella Villanova
Campinas/SP

Sinopse: Trata-se da exploração cênica do mito de Helena de Troia, a mulher vadia, erótica, sexualmente ativa. Em meu corpo de atriz são experimentados marcadores de feminilidade e de masculinidade, justamente questionando a dualidade. Tão ambígua quanto Helena, a cena teatral é considerada um campo fértil para a flexibilização do fazer gênero, da performatividade de gênero. Passando pelos dispositivos Drag (Queen, King e Faux) e por algumas simbologias ligadas a feminino e masculino, experimentei outras obras de arte e outros corpos intérpretes para sintetizar o que por fim soou relevante no mito de Helena. Nasce HELENA VADIA: um formato híbrido entre conhecimento do teatro e conhecimento acadêmico (cuidando para não cair na dualidade mais uma vez).

Onde?
Espaço Sonhus – Lyceu de Goiânia
Rua 18 c/ Rua 21, n. 10
Setor Central, Goiânia/GO

Foto1-ColetivoAlémDoLúdico

Sexta-feira, 25/SET às 20h00

Revoada
Espetáculo Teatral
Grupo Arkhétypos – Natal/RN

Sinopse: Ouve-se ao longe um chamado e os pássaros do mundo todo se reúnem numa grande revoada… Cada qual busca uma resposta, cada qual tem o seu desafio e todos juntos embarcam numa viagem sem volta… Trinta convidados são chamados a acompanhar essa travessia e eis que a revoada mergulha nas profundezas do universo, nos sete vales da transmutação, nos sete recônditos da alma… o vale da busca, do amor, do desapego, da compreensão, da morte, da unidade, e por fim o vale do deslumbramento… Em cada vale uma nova descoberta, em cada revoada um recomeço… Eis que então é chegado o lugar… é hora de abandonar o antigo e de se encarar o maior de todos os desafios… é hora da liberdade, é hora de voar…  Abram-se as portas, rompam-se as grades e janelas, é hora de se lançar ao desconhecido… o que haverá além do último portal? Vento, sopro, vida, rajada de ar, revoada…

Onde?
Espaço Sonhus – Lyceu de Goiânia
Rua 18 c/ Rua 21, n. 10
Setor Central, Goiânia/GO

Explosão Revoada

Sábado, 26/SET, às 20h00

NJILAS: Dance e Esqueça Suas Dores
Espetáculo Teatral
Laborsatori Teatro, Goiânia/GO

Sinopse: Inspirado na tragédia grega As Bacantes e nos fatos históricos da Epidemia de Dança de 1518, ocorrida em Estrasburgo, NJILAS busca rediscutir o lugar do corpo na sociedade contemporânea. Também a condição marginal à qual muitos grupos sociais são submetidos, ou mesmo a misoginia que as mulheres ainda enfrentam, são temas que o espetáculo aborda. Visando a atualização do mito trágico das Bacantes, no contexto atual, Njilas usa a influência dos batuques africanos, que enriquecem a cultura antropofágica brasileira. E quando juntamos Grécia e África num mesmo terreiro, é natural perceber o parentesco discreto entre as Tíades e Pomba-Gira. Neste sentido, Njilas também reflete sobre a cultura afro-brasileira e seu lugar em nossa sociedade, que pode ser equiparado à condição marginal do dionisismo na polis grega antiga.

Onde?
Teatro do CCUFG
Av. Universitária, 1533
Setor Universitário, Goiânia/GO

150703192013-R94A0681WEB

Domingo, 27/SET às 20h00

Por Cima do Mar Eu Vim
Espetáculo de Dança-Teatro
Coletivo 22, Goiânia/GO

Sinopse: A peça narra a travessia de africanos escravizados a caminho do Brasil e de sua permanência no País. A Kalunga Grande, como metáfora de mar, é utilizada como elo de ligação entre Brasil e a África bantu. O lado africano conta a história da rainha Nzinga Mbandi, que no século XVII reinou nos territórios que hoje pertencem a Angola. Já o lado do Brasil é representado pelas figuras arquetípicas do imaginário e da realidade da cultura afro-brasileira. O espetáculo é dirigido pela professora do curso de Dança da UFG Renata Lima. A dramaturgia e pesquisa musical é do paraense radicado em São Paulo, Leandro Medina e o elenco é formado por Diego Amaral, Flávia Honorato, Lorena Fonte e Vinicius Bolivar.

Onde?
Teatro do CCUFG
Av. Universitária, 1533
Setor Universitário, Goiânia/GO

0252-LayzaVasconcelos-2056

INGRESSOS

R$ 20,00 – inteira

R$ 10,00 – meia

Os ingressos estarão disponíveis para venda na secretaria do evento, com os grupos e na bilheteria dos locais de apresentação.

Os participantes inscritos no II Encontros Arcanos, em qualquer categoria, receberão gratuitamente os ingressos dos espetáculos, no ato do credenciamento.

Anúncios