Formato – IX EA

Reunião do Ciclo de Eranos, em Ascona na Suíça.

O IX Encontros Arcanos busca uma aproximação com seu evento de inspiração, os encontros de Eranos, sem perder de vista sua localização temporal, espacial e acadêmica, no sul global de institutos e departamentos de artes de universidades brasileiras no século XXI. Neste sentido, a estrutura clássica de eventos com a relação frontal palco-platéia será substituída pela estrutura circular própria à sabedoria indígena, tal como conhecemos pelas culturas dos povos originários brasileiros. Neste horizonte, dois locais foram escolhidos para abrigar as atividades de partilha de saberes do evento: a Oca do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena e o Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena (Lacena), ambos situados no Campus II da Universidade Federal de Goiás; instituição que acolhe o grupo de pesquisa ÍMAN – Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena (CNPq), assim como a nona edição dos Encontros Arcanos.

Oca do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (UFG)

Todas as partilhas de saberes ocorrerão no contexto deste formato, atendendo a um dos princípios essenciais da imagem de referência desta edição do evento: mudar a perspectiva de visão, inverter o olhar, suspender o tipo de ação até então empreendida.

Interior no Lacena – Teatro Laboratório da EMAC/UFG.

O IX Encontros Arcanos se subdivide também em duas dimensões: uma com caráter mais intimista, denominada de Reunião Científica Intercultural, na qual a partilha de saberes parte dos membros do grupo de pesquisa IMAN e pessoas convidadas e se abre para reflexão e debate coletivo; outra de caráter formativo, denominada de Encontro de Partilha Congressual, na qual a troca de saberes ocorre a partir da fala das pessoas autoras das comunicações inscritas. Esta segunda dimensão ocorrerá em formato híbrido, sendo subdividida em quatro salas, para melhor troca entre as pessoas participantes.

Membros do Grupo de Pesquisa e Pessoas Convidadas:

Verônica Fabrini (Unicamp)
Robson Carlos Haderchpek (UFRN)
Rita de Almeida Castro (UnB)
Ricardo Ribeiro Malveira (UFT)
Marlini Dornelles de Lima (UFG)
Maria Fernanda Miranda (IFG)
Luciana Lyra (UERJ)
Júlia Guimarães (UnB)
Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia (UFG)
Dalmir Rogério Pereira (UFG)
Antonella Grossi (Arcano)
Alexandre Silva Nunes (UFG)