IX Encontros Arcanos

por Alexandre Silva Nunes

A nona edição dos Encontros Arcanos traz como referência a lâmina XII do tarot, comumente nomeada de O Pendurado. Segundo o historiador francês Antoine Court de Gébelin (1725-1784), essa lâmina está associada à ideia de Prudência, como uma das quatro virtudes cardeais. A razão para sua associação com a imagem de um “pendurado” derivaria de um erro de interpretação do ilustrador, que não teria sabido compreender corretamente seu título, “O homem com o pé suspenso” (pede suspendo), retratando-o como um homem pendurado por um dos pés. Se a leitura histórica de Gébelin está correta, temos que o pé suspenso corresponde à prudência de parar a ação até então empreendida, de hesitar ante o próximo passo. O ocultista francês Jean-Baptiste Alliette (1738-1791), também conhecido como Etteilla, estabelece concordância com Gébelin, interpretando o arcano como símbolo, por excelência, da sensatez que prima pela cautela.

Verdade é, por outro lado, que uma ideia, ainda que divergente e originária de equívoco, se fortalece com o tempo, de modo que a imagem do traidor pendurado por um dos pés (punição a criminosos) também foi adensada ao arcano, ampliando sua polissemia. Para os estudos que têm em vista a nona edição dos Encontros Arcanos, todas as imagens são bem-vindas e é com base na síntese delas que advém o título do encontro: Inverter a Ação para Verter Novos Trânsitos. Título que coaduna tanto a ideia de colocar-se invertido em relação à ordem vigente, com os pés ao alto, como a de suspender o rumo até então empreendido para refletir sobre os resultados que essa ação tem gerado.

O IX Encontros Arcanos constitui-se, portanto, como MOMENTO DE SUSPENSÃO, no qual menos interessa a vontade heróica de produzir algum feito e mais a capacidade de suspender essa vontade, hesitar ante o próximo passo, frente a um mundo que se desintegra em todas as suas dimensões (ecológica, econômica, humana, social, civilizacional), corroendo as quatro virtudes cardeais (temperança, força, justiça, prudência). Nosso convite é a essa suspensão, a um momento de reflexão introspectiva que possa verter novos trânsitos, ou sinalizar outros rumos para o porvir.

REFERÊNCIAS:

NADOLNY, Isabelle. História do tarô: um estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Tradução Karina Jannini. São Paulo: Pensamento, 2022.

EXPEDIENTE:

IX Encontros Arcanos
Inverter a Ação para Verter Novos Trânsitos

Quando:
12 a 14 de novembro de 2025

Onde:
Núcleo Intercultural de Educação Indígena – Takinahaky
Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena – Lacena
Universidade Federal de Goiás – UFG
Goiânia/GO

Link para inscrição:
Clique Aqui